quinta-feira, maio 22, 2008

COGUMELOS

O COGUMELO - Os Cogumelos são fungos (funghi) que se reproduzem por meio de esporos, sendo constituídos diversas células filamentosas (hifas) cujo conjunto forma o corpo do fungo (micélio). Como não realizam fotossíntese sobrevivem da matéria orgânica, proveniente de materiais orgânicos mortos, como por exemplo de restos de folhas e árvores mortas e animais, a qual é absorvida da natureza pelas hifas, razão pela qual muitas vezes são cultivados com aproveitamento de resíduos orgânicos e florestais, algumas espécies vivem em simbiose com as árvores – se reproduzem em seu tronco, extraindo açúcar de suas raízes e em troca fornecendo minerais.
Tipos de Cogumelos - Existem diversos tipo de cogumelos estimando-se que cheguem a 45.500 tipos divididos em venenosos, alucinógenos, ornamentais, comestíveis e medicinais. Os cogumelos venenosos são poucos no Brasil sendo o mais conhecido o amanita muscarina de chapéu vermelho e escamas brancas. A Penicilina é extraída de um fungo o penicillium chrysogenun e foi a primeira substância medicinal a ser extraída de um fungo. Embora existam cerca de 2.000 espécies de cogumelos comestíveis, normalmente são utilizadas na culinária somente cerca de 25 espécies, entre elas as mais conhecidas no Brasil são o Shiitake, o Shimeji (nome popular dos cogumelos de chão úmido), o Hiratake branco e o Cogumelo Francês.

Shimeji e Shiitake
Valores Nutritivos dos Cogumelos - O cogumelo é constituído principalmente de água (cerca de 80%), sendo ricos em proteínas e tendo baixo valor calórico, são ricos também em vitaminas B1 e C, riboflavina, niacina e biotina, aminoácidos essenciais, sódio, potássio e fósforo. Seus valores nutricionais são muito altos e são indicados para quem gosta de uma dieta, visto que propiciam uma nutrição adequada sem no entanto engordar.
Aproveitando as características nutricionais dos cogumelos - O modo de preparo é fator importante para manutenção de todas as propriedades dos cogumelos, sendo indicado que as receitas sempre passem pelo aquecimento dos cogumelos, visto que com seu aquecimento os princípios ativos são aumentados. Para melhor aproveitamento eles podem ser preparados somente com shoyo, refogados na manteiga, utilizados em molhos, saladas, sopas. Propicia a saciedade diminuindo conseqüentemente a fome – se a receita não tiver uma grande porção de gordura os pratos a base de cogumelos são extremamente “light”, visto que para cada porção de 100g terá somente 35 kcal. E seu sabor intenso indicaria ao cérebro que o organismo já estaria saciado.
Vale tanto quanto um bifinho – quatro colheres de sopa de shiitake seriam equivalentes a um bife pequeno de carne de vaca, tendo baixa quantidade de gorduras.
Cogumelos e o Colesterol – recentes pesquisas indicam que a ingestão de uma porção diária de cogumelos protegeria o organismo contra doenças como infarto, colesterol, hipertensão, diabetes e outras, visto que possuem uma substância chamada betaglucanas as quais ajudariam no controle do mau colesterol;além da eritadenine que diminuiria a concentração de gordura no sangue e conseqüentemente o entupimento das artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...