sexta-feira, junho 26, 2009

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS



Hoje é o Dia Internacional de Combate às Drogas e acho importante que todos participem da discussão a respeito delas, de uma forma aberta, sem preconceitos, acredito que a discussão não deve se restringir somente a discriminalização ou não das drogas, mas principalmente à forma que se pode utilizar para ajudar os dependentes químicos, principalmente aqueles que já se encontram no último nível do vício, na total dependência que os impede de trabalhar, de viver em família, trazendo para esta um inferno em vida, porque vê seu pai, irmão, filho em um processo de auto-destruição e não sabe como fazer para ajudar.
Em um a reportagem ontem acerca dos dependentes químicos da "cracolândia" em São Paulo, discutia-se acerca da impossibilidade de tratar os dependentes químicos que não concordam com tal, visto que nossa legislação não permite a internação compulsória em razão do direito de ir e vir do cidadão, entretanto, acho que em alguns casos, como os mostrados na reportagem, esse direito deveria ser suplantado pelo direito à vida, devendo o Estado assumir a responsabilidade pela decisão de internação ou não de uma pessoa que está no seu limite, partindo do pressuposto que ela, por ser dependente química, já não mais tem condições de se autodeterminar, nesse caso acho que mais importante do que seu direito de escolha é o direito que ela tem de se livrar das drogas e voltar a ter uma vida plena.

2 comentários:

  1. argel, concordo com vc. Droga não é uma questão de escolha de minoria. é questão de Saúde Publica;))
    Grata por participar
    Bea

    ResponderExcluir
  2. Se olharmos bem, vamos ver que somos nós, sociedade, que acabamos pagando este tipo de vício. Ele precisa de combate, sim, mas não deve esquecer que na outra ponta estão pessoas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...