sexta-feira, agosto 28, 2009

Consumo Consciente

Dentro de uma cozinha se tem um grande desperdício de produtos, o que ocorre por diversos motivos, o não aproveitamento dos legumes e verduras na sua totalidade, sobras que vão ficando esquecidas dentro da geladeira e um dia descobrimos que está na hora de jogar fora, embalagens, latas, vidros de temperos e centenas de pequenas outras coisas que ao final do dia nos deixam com sacos e mais sacos de lixo, pensando nisso e por causa da chamada no blog da Luz de Luma para a blogagem coletiva "Consumo Consciente", comecei a pensar sobre o fato de não temos hábito de fazer em nossa casa uma coleta seletiva, que é importante mesmo que em nossa rua não exista ainda, a coleta nesses moldes por parte da Prefeitura, a coleta seletiva nada mais é que a separação do lixo orgânico (restos de comida, carnes, frutas, verduras e outros tipos de alimentos) dos materiais que podem ser: reutilizados (quando se dá uma nova destinação ao material sem mudar sua estrutura) ou reciclados (quando após passar por um processamento industrial ou artesanal, dá origem a nova matéria prima), a coleta seletiva propicia um grande benefício ao meio ambiente por evitar que muitos materiais, como por exemplo as garrafas pet tenham como destino os rios ou lagos, além de gerar economia de energia e água. Não podemos também deixar de falar na minimização dos resíduos, ou seja, na tentativa que devemos fazer de diminuir a quantidade de lixo que produzimos diariamente, colocando em prática os "Três Rs": Reduzir, Reaproveitar e Reutilizar. Precisamos também conscientizar as pessoas que residem próximo a nós no sentido de dar o destino devido as resíduos que produzem, uma pesquisa do Estado de São Paulo apurou que em 76% dos Municípios brasileiros o lixo é jogado diretamente no chão, contribuindo dessa forma para o aparecimento de vetores de doenças, como ratos, baratas, mosquitos etc., sem falar no risco de contaminação do lençol freático, dos rios e lagos.

É importante estarmos atentos também para os produtos e serviços que estamos consumindo, serão eles ambientalmente responsáveis? Ou nós ao adquirirmos os produtos por eles produzidos ou prestados estamos também dando nossa colaboração para o esgotamento do Planeta? No endereço www.catalogosustentavel.com.br vocês vão poder encontrar uma grande gama de informações acerca de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, em uma relação elaborada por pesquisadores do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, baseada em critérios de sustentabilidade. Qual a importância dessa relação para nós? É muito grande, se todas as vezes que formos adquirir um produto ou solicitar a prestação de um serviço, nós tivermos a preocupação de consultar a lista para ver se o produto ou profissional se encontra na mesma, estaremos com certeza dando um passo à frente em um processo sustentável, utilizar produtos produzidos ou serviços prestados por pessoas com preocupação ambiental só trará benefícios a todos e ao planeta, à nós porque nos dá a garantia que estamos ingerindo um produto que não trará prejuízos à nossa saúde e ao planeta porque produzidos de forma ética e de forma sustentável a fim de não consumir de forma desordenada os recursos naturais.

2 comentários:

  1. Argel, acho que as donas de casa tem papel fundamental na aplicação dos 3 erres. Lembro que antigamente, as roupas eram passadas do filho mais velho para os menores ou para quem precisasse, ela se auto destruia na utilização. O mesmo deve ser feito com que existe em uma casa. Eu sempre pergunto se alguém quer algo, antes de jogar no lixo. A questão do lixo alimentar é mais complexa, porém começa com a compra parcimoniosa daquilo que vai se usar durante a semana e não fazer comida na quantidade de sobrar muito. Eu separo os materiais que vão ao lixo, porque na minha rua, passam carrinhos de pessoas que vivem de reciclagem. Meu prédio não faz, porque a prefeitura não faz, daí quebramos a cadeia; deixamos separados para essas pessoas que sobrevivem do lixo. Vamos plantando a semente!! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Até alguns anos atrás essa era uma prática comum, as roupas serem repassadas ao filho menor, ao primo, infelizmente em razão do consumismo desenfreado e a ditadura da moda, não acontece mais, entretanto, acho importante darmos o destino adequado aos bens que não nos servem mais, principamente aos eletroeletrônicos que tem componentes que podem propiciar a contaminação do solo, das águas e do ar.
    bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...