Dicas

Você sabe o que é Segurança Alimentar?
É um conjunto de procedimentos que se deve adotar visando principalmente a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos, por essa razão diversos cuidados devem ser adotados por todos aqueles que manipulam alimentos, principalmente aos que se destinam ao consumo do público em geral, nada impedindo entretanto que cada um adote tais princípios em sua casa quando da elaboração de alimentos para sua família, devendo ser priorizada sempre a qualidade dos produtos que se utiliza na confeção dos pratos. Dentre os cuidados e práticas simples a serem adotadas podemos listar:
Lavar bem as mãos antes do início do preparo dos alimentos  o que deve ser repetido cada vez que seja interrompido, como por exemplo ao parar para fumar, ir ao banheiro, atender o telefone. Deve-se também lavar as mãos após a manipulação de alimentos crus, como carne, peixe ou  frango a fim de evitar a contaminação cruzada ao manipular outros alimentos.
Evitar a contaminação cruzada que ocorre quando manipulamos alimentos crus e logo em seguida passamos a manipular alimentos cozidos, isto pode acontecer por exemplo quando cortamos uma carne crua e sem lavar a faca a utilizamos para cortar um alimento que já está cozido ou utilizamos a mesma tábua usada para o cru.
Manter limpa a área da cozinha onde sejam manipulados os alimentos, utilizando se possível álcool 70º para a desinfecção (nunca use álcool comum para evitar acidentes), trocando constantemente os panos de prato para evitar a infecção por bactérias.
Alimentos a serem consumidos crus devem ser bem lavados antes de serem levados à geladeira a fim de não contaminar outros alimentos que lá se encontrem (lembrar que legumes, frutas e outros vegetais caem no chão do mercado e da rua locais sujeitos à contaminação).
Alimentos a serem guardados em despensa devem estar em embalagens bem fechadas para evitar o acesso de roedores e insetos.
Os alimentos devem ser bem cozidos e consumidos logo após o preparo para evitar a deterioração, lembrando que alimentos cozidos para ter sua qualidade preservada e evitar a proliferação de microorganismos devem ser mantidos nas seguintes temperaturas: ou acima de 60º (estufa) ou abaixo de 5º (geladeira), evitando-se portanto a prática de deixar a comida em panelas sobre o fogão.
Alimentos vendidos por ambulantes devem ser evitados visto que em geral, esses alimentos têm maior probabilidade de serem contaminados por estarem expostos a condições inadequadas de higiene.



Como cuidar de suas peças de aço inox.
Suas peças de aço inox podem permanecer sempre bem conservadas se limpas frequentemente e se forem utilizadas determinadas técnicas, nos produtos de aço inox nunca devem ser utilizados produtos abrasivos. Na limpeza diária de talhaeres e panelas deve-se sempre utilizar esponja macia para evitar riscos, detergentes neutros, removedores à base de amônia diluídos em água morna, depois de lavados secar com pano macio, o que  é extremamente importante, para evitar que surjam manchas na superfície do objeto.
Sujeiras mais pesadas, como as decorrentes de gorduras devem ser retiradas com toalha de papel e em seguida o objeto ser imerso em uma mistura de água morna e detergente ou amônia, seguindo-se a limpeza de rotina.
Rótulos e etiquetas que venham colados ao produto nunca devem ser retirados utilizando-se objetos cortantes, espátulas ou abrasivos, existem atualmente no mercado produtos destinados a retirada dessas etiquetas e que não danificam o aço inox.
Marcas de dedos ou manchas diversas podem ser removidas com o uso de álcool isopropílico (encontrado em fármacia demanipulação) ou solvente orgânico (benzina), para que não volte a ocorrer manchas deste tipo pode utilizar um polidor doméstico (cera líquida) ou vaselina límpida, cuja aplicação deverá se sobre a superfície limpa e seca.
Manchas de ferrugem que eventualmente aparecem sobre produtos de aço inox podem ser retiradas com um cotonete embebído em ácido nitrico a 10%, devendo o produto permanecer no local enferrujado cerca de 30m. enxaguando em seguida com bicabornato de sódio, lavando normalmente e secando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...