Técnicas de cozinha


MODOS  DE COCÇÃO
Existem diversas formas para se cozinhar um alimento, algumas mais conhecidas outras menos utilizadas, dentre elas podemos destacar as seguintes:
Cozinhar – o alimento é cozido em água ou molho que fervente vai levar à cocção do alimento. 
Assar – é um método usualmente utilizado para peças de carne de maior tamanho, levando-se ao forno o alimento que pode ser carne, ave ou até mesmo legumes. Esta forma de cocção vai deixar o alimento inicialmente com uma crosta e posteriormente o calor vai penetrando até a cocção completa, a superfície do alimento vai adquirindo uma cor dourada até seu cozimento total, em geral, quando se utiliza uma peça de maior tamanho a mesma deve ser coberta com papel alúmínio no para que não asse primeiro e fique cru na parte interna, retirando-se ao final do cozimento para que o produto adquira a cor dourada. Deve-se evitar furar o alimento a fim de que os sucos provenientes do mesmo não se percam.
Gratinar – em geral neste processo os alimentos já estão praticamente prontos sendo levados ao forno somente para que sua superfície adquira um crosta dourada e crocante, devendo o alimento a ser gratinado contar com bastante caldo para que não resseque.
Saltear – é o processo que consiste em saltear (fritar) os alimentos em gordura bem quente, utiliza-se geralmente para legumes (cenoura, pimentões) cortados em juliene, a cocção neste caso deve ser bem rápida para que os alimentos fiquem crocantes e não cozinhem, devendo ser servidos em seguida para que não endureçam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...